Em 2016 eu quero...Dicas valiosas para alcançar os objetivos

Unknown 1 Comments


Por mais que tenhamos uma rotina fixa, é fato que cada mês nos apresenta algo novo e desafiador. O mês de dezembro, culturalmente, inspira o mundo a enfeitar-se com o espírito natalino causando uma fé emotiva que faz a maioria das pessoas pensar em novas atitudes a serem tomadas no próximo ano.

1 comentários:

Você é melhor do que imagina (parte 3)

Unknown 0 Comments



No post anterior, vimos que é possível dar a volta por cima diante das situações difíceis mas a atitude primordial é investir na vida espiritual. Confira a seguir que manter a autoestima elevada e ser vitorioso depende da obediência e confiança a Deus.

0 comentários:

Você é melhor do que imagina (parte 2)

Unknown 0 Comments


No post anterior, vimos que por um momento Gideão se sentiu inferior diante de seus inimigos mas as palavras de Deus despertaram a sua fé. Confira no post de hoje que é possível recuperar a autoestima e dar a volta por cima diante das situações difíceis.

0 comentários:

Você é melhor do que imagina (parte1)

Unknown 0 Comments


Um problema muito recorrente é a baixa autoestima. Muitos alimentam uma visão equivocada de si mesmos, não sabem como recuperar a boa autoestima e com isso não reagem diante dos desafios. Por isso, confira a partir de hoje a série “Você é melhor do que imagina”. Você tem sido seu pior crítico? Então, acompanhe o primeiro post.

0 comentários:

Sem organização não há crescimento

Unknown 1 Comments























A primeira multiplicação de pães e peixes (Mateus 14:13-21)

13. Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco em particular para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
14. Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.
15. Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão para que possam ir aos povoados comprar comida".
16. Respondeu Jesus: "Eles não precisam ir. Dêem-lhes vocês algo para comer".
17. Eles lhe disseram: "Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes".
18. "Tragam-nos aqui para mim", disse ele.
19. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.
20. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.
21. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

1 comentários:

Mulher do século XXI

Unknown 0 Comments

“A sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.” (Provérbios 8:11)

0 comentários:

Detalhes que fazem a diferença na decoração

Unknown 0 Comments






















0 comentários:

Dicas para pessoas multitarefas

Unknown 0 Comments


Não sabe como conciliar trabalho e estudo? Tem rotina pesada? Gostaria que o dia tivesse mais de 24 horas? Acompanhe estas dicas:

Organização e disciplina
Toda virtude é um hábito bem desenvolvido. A organização e a disciplina não devem ser uma obrigação ou uma postura a ser tomada periodicamente. Elas são características que uma pessoa multitarefa deve ter sempre, pois ajudam a ganhar tempo. Por exemplo, se a área de trabalho ou estudo estiver em ordem, a pessoa sempre saberá onde as coisas estão guardadas e não perderá tempo procurando algo. Bagunçou, arruma na mesma hora. Não deixe nada para depois. Acostume-se a anotar seus compromissos em um calendário ou agenda, fica melhor para visualizá-los e não os esquecer. Estabeleça prioridades, não se encha de responsabilidades sem ter a certeza que vai cumpri-las. 

Saúde
Nem todo mundo consegue dormir cedo, mas é fato que muitos dormem tarde por terem que fazer algo que não fez antes, seja estudar para uma prova ou outro afazer. Se você for organizada e disciplinada, mesmo que não durma pelo tempo recomendando, conseguirá dormir bem. A mente funciona melhor quando estamos dispostos. Evite o stress, não abra mão dos exercícios e da vida social, mas saiba equilibrar os momentos de relaxamento com as obrigações.

Motivação
Não perca a motivação. Estudo e trabalho não são um peso, são investimentos no futuro, nos sonhos e objetivos. Tenha paciência para subir os degraus e aproveite as oportunidades. Não permita que uma tarefa atrapalhe a outra. Se seguir essas dicas, dará para conciliar todos os afazeres e também não deixará de fazer algo extra ou aprender algo novo. Cada minuto é útil, não desperdice tempo e conseguirá cumprir com todas as responsabilidades com eficiência.

0 comentários:

Influência dos adultos no comportamento das crianças

Unknown 0 Comments


Esse vídeo é uma campanha publicitária promovida pela NAPCAN (National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect). Apesar de ser fictício, nos deixa uma reflexão. Seja você educador, professor, pai, mãe ou simplesmente adulto, influencie positivamente as crianças que convivem com você. Assim como as sementes precisam de um ambiente propício para germinar e dar bons frutos, as crianças precisam de boas influências para formar os seus valores.   

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.
Albert Schweitzer

0 comentários:

A internet das coisas

Unknown 1 Comments


Internet das Coisas é um termo que designa a conexão entre vários dispositivos por meio da web, possibilitando o mundo físico a se conectar com o mundo digital para facilitar a vida das pessoas. É algo semelhante ao que ocorre no filme "Casa Inteligente" (1999), que mostra a possibilidade de controlar atividades simples por um único dispositivo e de qualquer distância, por exemplo, lavar roupa, ligar a televisão, chamar um táxi e etc. Essa tecnologia ainda não está totalmente acessível, mas é um tendência que, de alguma maneira, já está presente em nossas vidas.

Celulares, videogames, televisões, relógios e meios de transportes estão incorporados a esta cultura digital para, ao mesmo tempo, prestar serviço e promover entretenimento. Mas o smartphone se tornou o mais indispensável no dia a dia, é o fiel companheiro que nos auxilia desde o despertar. Segundo um estudo do IBOPE Media, 134 milhões de pessoas têm um telefone móvel no Brasil e destas, 52 milhões têm acesso à internet pelo celular.

Comos os smartphones são usados?

Smartphones são usados para conversar com amigos (76%), ler e enviar e-mails (75%), se inteirar das últimas notícias (64%), saber as novidades do cenário musical (47%) ou assistir vídeos (44%). Uma pesquisa feita pela revista "Time" apontou que no Brasil, 58% da população usa o celular a cada 30 minutos e 79% se disseram incomodados quando estão sem o telefone.

Os sul-coreanos com idades entre 10 anos e 54 anos usam seus smartphones por mais de cinco horas por dia. Mais de 25% dos adolescentes mostraram ser dependentes de celulares na Coréia do Sul, o que levou o país a pensar em medidas para combater essa dependência nos jardins de infância, escolas e centros de ensino.

Para refletir

Por quanto tempo você usa o celular? Você depende dos aplicativos? Abriria mão da tecnologia? Um dispositivo eletrônico é capaz de preencher o vazio?

A tecnologia facilitou o cotidiano, mas pode ser perigosa. O uso excessivo do celular, computador e outros dispositivos pode prejudicar as relações pessoais e até mesmo transformar-se em vício, causando a vontade de se manter conectado por muito tempo. Não permita que a internet domine sua vida, use-a de maneira saudável e estabeleça um limite entre a vida digital e a vida real. 

1 comentários:

Valores espirituais e valores materiais

Unknown 0 Comments



Até a escrita se popularizar, as histórias da bíblia eram mantidas na memória pelos povos e transmitida verbalmente de geração em geração. Hoje, temos acesso a muitas evidências sobre a existência de Deus, porém há muito mais distrações que impedem as pessoas de desenvolverem e usarem a visão espiritual. A bíblia passou a ser considerada um retrocesso em relação ao avanço da sociedade.

Assistindo à novela “Os dez mandamentos” na Record, percebi que os pais tinham alegria em contar aos filhos as histórias de seus antepassados. Abraão, por exemplo, é sempre lembrado pelo povo hebreu, pois é a maior referência de fé sobrenatural, mesmo sem referências, confiou nas palavras de Deus e seguiu inabalável na caminhada da fé. As riquezas de Abraão com o tempo se deterioraram, mas o seu legado perpetuou. Os valores espirituais foram a maior herança deixada para sua descendência. 

Gênesis 22 (NVI)
14. Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
15. Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão
16. e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,
17. esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos
18. e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu".

Com a história de Abraão, que começa no capítulo 12 de gênesis, aprendi que para viver neste mundo, não podemos ser naturais em nossa fé, ou seja, enxergar os acontecimentos, os problemas e a vida, com olhos naturais. O povo hebreu não tinha oportunidade de mudar a própria vida e o sistema político da época não o favorecia, então precisou recorreu à ajuda espiritual para ser livre daquela situação.

A âmbição de ser bem sucedido e o cosumo exagerado forçou o ser humano a trocar os valores espirituais por valores materiais, resumindo, as pessoas estão deslumbradas com tanta novidade. A tecnologia soluciona todos os problemas, mas não consegue solucionar problemas de origem espiritual, inclusive as consequências psicológicas que o estilo de vida atual tem causado. Então, não permita que as vaidades te afastem da fé, inclua os ensinamentos bíblicos em sua vida e confie nas promessas que Deus nos deixou através de Sua palavra . 

0 comentários:

O que é ser grande?

Unknown 1 Comments








Quem é a pessoa mais rica do mundo? Quem ganhou o último prêmio nobel de física? Os mais antenados saberão responder, porém se você não sabe a resposta é porque essas informações não são importantes para você, tenho certeza que saberia responder qual pessoa mais admira ou quem mais te influencia.

Temos vários exemplos de pessoas que são admiradas no mundo, mas consideradas grandes pelas conquistas materiais e não por atitudes nobres. Ao assistir esse vídeo, caímos na real e percebemos o quanto somos insignificantes diante da grandeza do universo. Todo ser humano é igualmente pequeno se comparado ao real tamanho do sol ou de qualquer coisa que integre o universo.

Mas apesar de sermos tão pequenos, podemos nos tornar verdadeiramente grandes. Segundo a bíblia, ser grande é agir com humildade e temor. Não despreze as áreas financeira e profissional, mas compreenda que as riquezas espirituais engradecem muito mais que a prosperidade e o conhecimento.  Portanto, mostramos grandeza com pequenos gestos e quando abençoamos as pessoas ao nosso redor com as nossas atitudes.

"A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro.
O rico e o pobre têm isto em comum: O Senhor é o Criador de ambos. O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências. A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida." (Provérbios 22:1-4)

1 comentários:

Solução para a corrupção

Unknown 0 Comments


A corrupção não depende de lugar, instituição, situação econômica ou política para acontecer, depende do caráter individual para se manifestar. Ela sempre existiu, porém na era da comunicação, é mais fácil ser descoberta e divulgada. Os cidadãos brasileiros, por exemplo, utilizam as mídias sociais para o combate à corrupção, mas será que estão pondo em prática a honestidade que tanto reivindicam?   

A solução para a corrupção está em cada indivíduo fazer a sua parte, sendo honesto e justo nas atitudes do dia a dia, não cedendo às pequenas corrupções, tais como:

  • Furar fila
  • Jogar lixo na rua
  • Produzir e comprar produtos falsificados
  • Estacionar em vagas preferenciais
  • Desrespeitar as leis de trânsito e outras regras
  • Falsificar documentos
  • Colar na prova
  • Aceitar troco errado
  • Trapacear, mentir, enganar e ser injusto para conseguir o quer

E por que existem mais pessoas corruptas do que corretas? Pois ser correto é uma tarefa difícil e a maioria prefere o caminho fácil. O ser humano é corrupto por essência, mas não podemos deixar a natureza carnal nos dominar:

"Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne." (Gálatas 5:16-17)

O que nós podemos fazer para melhorar o mundo corrupto em que vivemos? Reclamar? Não! Tudo que é da ordem humana, é falho. Então, comece abandonando as pequenas corrupções, não julgue o erro alheio e nem justifique os seus erros com a frase "todo mundo faz". Desenvolva o seu caráter, ensine os outros com o seu exemplo e não com palavras de vento, "seja a mudança que você quer ver no mundo".


0 comentários:

Não aceite o presente

Unknown 0 Comments




Perto de Tóquio vivia um grande samurai: já idoso, adorava ensinar sua filosofia para os jovens.  Apesar da sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação; esperava que o seu adversário fizesse o primeiro movimento e dotado de uma agilidade privilegiada contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta e conhecendo a reputação do velho samurai estava ali para desafiá-lo, aumentando a sua fama de vencedor.
 
Todos os estudantes manifestaram-se contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade e o jovem começou a insultar o mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos.
 
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado o impetuoso guerreiro se retirou. Desapontados pelo fato do mestre não ter reagido a tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
 
– Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
 
– Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente? Perguntou o velho samurai aos seus discípulos.
 
– A quem tentou entregá-lo, senhor! – responderam.
 
– O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos! – disse o mestre.
 
– Quando não são aceitos, continua pertencendo a quem os carrega consigo!

É comum não saber reagir quando criticam nossa fé, caráter, aparência, trabalho, valores, gostos ou familiares. Essa pequena história nos ensina a como lidar com situações em que justificativa, defesa ou discussão não valem a pena. O melhor a fazer é não responder e nem absorver as palavras negativas referidas direta ou indiretamente a você, poia a boca fala do que o coração está cheio, então quem age igual ao guerreiro da história, mostra que o interior não está bem. 

Portanto, faça o seu melhor e mantenha o bom exemplo aonde for, não dê motivos para que as pessoas falem de você, mas se um dia alguém te criticar ou insultar, mesmo em pensamento, a sua consciência ficará tranquila e o presente não será seu, pois a sua reputação responderá por você. 

0 comentários:

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”

Unknown 2 Comments


“Educai as crianças e não será preciso punir os homens” – Pitágoras

Muito se discute sobre redução da maioridade penal no Brasil, mas pouco se discute sobre soluções possíveis para a redução da criminalidade. A redução da maioridade penal pode não funcionar no Brasil, assim como as medidas de recuperação de menores infratores não têm gerado grandes resultados, pois a violência é uma questão que envolve múltiplos fatores, é um ciclo vicioso que precisa ser que quebrado nas raízes.

Em 2012, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou a pesquisa “Panorama Nacional, a Execução das Medidas Socioeducativas de Internação”. Uma equipe visitou 320 estabelecimentos de internação e entrevistou 1.898 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de restrição de liberdade com idade média de 16,7 anos. Dos jovens entrevistados, 74,8% faziam uso de drogas ilícitas e 57% declararam que não frequentavam a escola antes da internação.  86% dos jovens pararam no ensino fundamental e 43,3% já haviam sido internados pelo menos uma vez. Dados atualizados apontam que o número de adolescentes presos chega a 19,5 mil no Brasil, 38% por roubo e 26% por tráfico de drogas. Comprovou-se que a maioria dos entrevistados possuem em comum os seguintes aspectos, a criação em famílias desestruturadas, a defasagem escolar e a relação com entorpecentes.

A partir dessas informações, pode-se identificar as principais causas da marginalidade. Na sociedade ocidental, o jovem é bombardeado pelo apelo consumista, o que faz muitas crianças e adolescentes compararem suas vidas com a vida perfeita que a mídia apresenta. Com isso, se veem motivados a buscarem maneiras de terem uma vida melhor, uma delas é o roubo. Muitos roubam, também, para sustentarem um vício que pode ser motivado por outras questões sociais ou psicológicas. Talvez, aqueles adolescentes entrevistados, em meio a tantos problemas, se viam desmotivados a estudar e a lutar pelos sonhos de uma maneira digna, talvez nunca escutaram de alguém que a mudança seria possível, e encontraram a solução no uso das drogas.

De acordo com Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". A educação escolar pública no Brasil não é excelente, mas tem sido suficiente em seu papel, fornecer e estimular conhecimento. Uma criança motivada não abandonará o estudo por não ser atrativo, pois a escola não é a única fonte para aprendizagem e formação do ser humano. Se a pessoa não tiver uma referência positiva desde a infância, se for exposta apenas a exemplos negativos, a tendência é manter os hábitos aprendidos. O problema não está na escola, está na educação em si do ser humano.

A família, independente de sua condição financeira, tem que preparar os filhos para sobreviver no mundo, pois vivemos dias maus. Os adultos devem assumir a responsabilidade de guiar a criança e não transferi-la ao professor ou à mídia. O ensino ideal é aquele que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo e deve começar na educação familiar, primeiro ambiente ao qual a criança é exposta. Assim, quando chegar às demais instituições sociais (igreja, escola e etc.), a criança colocará em prática os ensinamentos, contribuindo para a harmonia e paz social. Todo adulto já foi criança, ou seja, passou por uma educação familiar. Na fase adulta, deveríamos apenas amadurecer e aperfeiçoar os valores aprendidos. Portanto, é na infância que se molda e instrui a criança a viver em sociedade.

 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

2 comentários:

O que mais importa?

Unknown 0 Comments


“Você não tem uma alma, você é uma alma, você tem um corpo”  – C. S. Lewis

O título nos levar a pensar que este será mais um texto de auto-ajuda, pois a frase nos remete a um dos maiores questionamentos do ser humano. A resposta é pessoal, mas a maioria responderia algo relacionado a relacionamentos. Quer saber o que realmente importa mesmo? Leia esta reflexão sobre o maior objetivo que devemos ter. Se você alcançá-lo, você será a pessoa mais feliz do mundo.

Para que haja luz em algum ambiente é necessário lâmpada e eletricidade. Apenas uma delas não será suficiente para gerar a luz. Mesmo que tenha eletricidade, sem a lâmpada certamente não haverá luz. O mesmo se dá com a vida, pois o ser humano é constituído de corpo, espírito e alma:

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra (corpo) e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (espírito), e o homem passou a ser alma vivente (alma)." (Gênesis 2:7)

A vida passa a existir com o corpo e o espírito que é o fôlego de vida concedido por Deus. A alma é a união do corpo com o espírito, ela é o ser invisível que vive no corpo físico enquanto há vida e desaparece apenas da vida terrena quando o corpo físico morre.

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.” (Mateus 10:28)

Muitos não compreendem a utilização constante do termo "alma" e frases do tipo "ganhar almas" pelos cristãos. Nesse contexto, alma significa a pessoa em si e ganhar almas é divulgar, ensinar e orientar pessoas à luz da palavra de Deus (bíblia), uma alimento espiritual que deve ser posto em prática até que se alcance a salvação do que mais importa, a alma.

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

Cuidar da alma é cuidar do bem mais precioso, da única bagagem que você carregará por toda a eternidade. E como cuidar da alma? Desenvolvendo a espiritualidade, isso não significa se tornar um religioso ou um fanático, e sim cuidar do que o seu interior absorve, manter mente e coração limpos das impurezas espirituais, mas isso só é impossível quando também não praticamos o pecado. O versículo confirma:

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

0 comentários:

Não despreze a juventude

Unknown 0 Comments



A ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade. A teoria do consumo diz que o segmento populacional dos 18 aos 24 anos, apesar de ser uma pequena parcela da população mundial, é o mais influente, é a referência das gerações anteriores e posteriores, pois é a fase em que se vivencia o auge da força e beleza, porém muitos jovens têm desprezado esse momento tão precioso da vida.

É perceptível a influência dos jovens na sociedade atual. Os aplicativos e redes sociais mais famosos, por exemplo, foram criados por jovens ou a ideia surgiu nessa fase. Muitos estão se engajando no empreendedorismo, transformaram seus hobbies em fonte de renda e dedicam o tempo livre a projetos sociais ou voluntários.  

Desprezar a juventude é desperdiçá-la, é usar toda a disposição e inteligência para projetar ideias e escolhas erradas. Aproveitar a juventude é ter alegria de viver, valorizar a família, ser disciplinado, investir no futuro e plantar boas sementes para colher bons frutos. 

Para fazer a diferença, não importa a sua condição, basta ter disposição. Se você tem um dom, invista, se não tem, aprenda algo novo. Seja um exemplo para os outros jovens que convivem com você. Tenha personalidade, seja original. Influencie e só deixe ser influenciado se fizer bem a você. Ouça os ensinamentos dos mais velhos, pois a experiência é a voz da sabedoria. Tenha fé, sim, a fé é importante. Não confie apenas na sua força física, mas desenvolva a força espiritual para que você tenha direção e seja verdadeiramente feliz. Aprenda mais: 

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. (1 Timóteo 4:12-16)

0 comentários:

Fé e dinheiro

Unknown 0 Comments

Por que a maior crítica das pessoas contra igrejas neopentecostais se refere ao dinheiro? Porque o deus do mundo é o dinheiro. Por dinheiro as pessoas fazem tudo, então em um mundo capitalista, fazer doações para uma igreja é desperdício. Quem não tem a visão espiritual para compreender a lógica do dízimo e oferta vai focar no fato de alguém "dar dinheiro" para a igreja e achar um absurdo. 

Paulo afirma que o dinheiro é a raiz de todos os males, pois desde aquela época, o dinheiro era o deus de muitos. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1Timóteo 6:10)

Há quem use a história do jovem rico como um argumento contra a necessidade de prosperar, mas essa parábola tem por objetivo alertar contra a idolatria dos bens materiais e assim nos ensinar a não colocar as vaidades em primeiro lugar. A bíblia relata, por exemplo, que os fariseus usavam suas riquezas para conseguir misericórdia de Deus. Por isso, Jesus alertou que a prática do dízimo/oferta só tem valor se tivermos um bom caráter. Ou seja, apenas fazer doações a uma igreja não garante benefícios. Os cristãos acreditam que ofertar e dizimar são atitudes de fé, cada uma com sua proposta, que vinculadas a outras boas atitudes geram bênçãos. 

"Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria." (2 Coríntios 9: 6,7)

Porque criticam tanto essa atitude voluntária, uma vez que as pessoas são livres para fazerem suas doações? As mesmas pessoas que criticam as doações dos fiéis são obrigadas a pagar impostos ou juros absurdos diariamente. Todos nós pagamos impostos, mas essa comparação é para entender quando somos verdadeiramente obrigados a "dar dinheiro". "Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (Mateus 22:21). Se você defende a omissão ou condenação dessas práticas no novo testamento, saiba que em certa ocasião, Jesus foi contra aos que criticaram uma mulher por ofertar: 

"Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua." (Marcos 14).

"Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho." (I Coríntios 9:13-14) Este versículo justifica o fato dos líderes religiosos se dedicarem ao evangelho e dele tirar o sustento. Exigir que tenham uma vida simples semelhante a dos tempos antigos é impossível considerando que vivemos em um mundo capitalista, então, é justo (e inevitável) que vivam uma vida digna. E se consultarmos muitas histórias bíblicas, veremos que as pessoas tinham prazer em servir os profetas e ajuda-los em seu sustento.

As ofertas e dízimos ajudam a manter a obra de Deus e trazem bênçãos para aqueles que semeiam com fé. O novo testamento não condena esse ato de fé, apenas traz novas orientações. Há cristãos vivendo de forma humilde por opção, não tem ambição de crescer ou porque não tem fé para conquistas materiais. Lázaro foi salvo, mas viveu uma vida de sofrimentos. Já Abraão foi salvo e também: "Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro" (Gênesis 13).

Apesar de nós cristãos estabelecermos estas relações entre fé e dinheiro, o maior objetivo é o cuidado com a vida espiritual. A salvação é uma recompensa para aqueles que mantiverem uma vida fiel aos ensinamentos de Deus, mas ser rico é um direito! Quando temos a alegria da salvação, nos damos por satisfeitos, pois a paz interior é suficiente e nos traz a verdadeira felicidade, porém uma vida de miséria gera uma série de problemas. Então, é justo que os cristãos lutem por uma vida próspera.


0 comentários:

Sem ideia para escrever? Veja o que fazer

Unknown 0 Comments



É comum ficarmos sem ideia na hora de escrever, principalmente, quando temos prazo para entregar o texto, pois não queremos abrir mão da qualidade do trabalho. Por isso, preparei dicas para evitar o bloqueio criativo na hora de passar as ideias para o papel. 

Não seja perfeccionista 
Temos que ser excelentes em tudo que fazemos, mas não podemos ser exigentes ao extremo, pois o perfeccionismo atrapalha a produtividade e nos impede de colocar uma ideia em ação por medo de errar.

Tenha foco
Há situações em que precisamos produzir conteúdo em pequenos prazos, por exemplo, em mídias sociais ou redação de vestibular. Não é fácil lidar com o tempo e a responsabilidade de entregar um texto no prazo determinado, então não deixe pequenas distrações te dominar e desviar seu foco, cada minuto será valioso e a mente precisará estar concentrada na elaboração do texto.

Cuide da saúde
Durma bem, evite o stress, tenha boa alimentação e outros cuidados que estão ligados ao bom funcionamento da mente. 

Leitura
A todo momento lançamos a nossa leitura em algo, revista, blog, recados, pessoas, filmes, acontecimentos, etc. Mas não basta ler. Reflita, absorva as informações, pois com cada leitura, seja de um livro ou de uma pequena frase, podemos aprender algo e assim enriquecer nosso repertório para consultá-lo na hora da escrita. Pesquise, amplie o conhecimento e seja um eterno aprendiz

Seja observador
Esta dica complementa a anterior. Leia o mundo ao seu redor! Observe os fatos que acontecem no dia a dia, as notícias e como as pessoas têm reagido e opinado. A cada momento, surgem situações comuns ou polêmicas que podemos argumentar e assim desenvolver o senso crítico. Aproveite as oportunidades, no cinema, em casa, na palestra, onde você estiver, observe e descubra o que pode absorver e transformar em reflexão e ideia. 

Pratique a escrita
Escreva todos os dias uma ideia, um parágrafo ou um comentário sobre qualquer assunto. Ou, se tem hábito de ler todos os dias, faça uma pequena nota sobre o que mais chamou atenção naquele capítulo. Anote tudo o que for de proveitoso para a sua vida, frases, receitas, dicas, pois essas informações poderão ser úteis para um texto no futuro.

Mãos à obra!
Pense no objetivo do texto, o que quer transmitir ao leitor? Faça um esqueleto do texto, escreva as principais ideias, depois enriqueça os argumentos e comece a costurar, transformando o que estava solto em parágrafos. Por fim, organize, revise e observe se os objetivos iniciais foram alcançados. 

0 comentários:

Coração prisioneiro

Unknown 1 Comments


Joyce Mitchell, 51 anos, foi acusada de ter ajudado na fuga de dois assassinos que estão foragidos há uma semana. A funcionária é casada e trabalhava na prisão estadual de Nova Iorque, na qual aconteceu a primeira fuga em 150 anos. De acordo com a CNN, ela entregou objetos aos detidos, por isso foi indiciada por contrabando e facilitação criminal, mas não foi acusada oficialmente. Por enquanto, ela foi transferida para a prisão do condado de Rensselaer e tem colaborado com a polícia nas investigações.

O Wall Street Journal publicou que os responsáveis estão investigando que tipo de relação ela mantinha com os presos. David Sweat trabalhava junto com ela em uma confecção da prisão. E sobre Richard Matt, Mitchell revelou que ele a fez sentir-se "especial". Se condenada, a mulher pode passar até 8 anos presa.

O que motivou a atitude de Joyce? Uma paixão, um engano do coração. Por uma fraqueza emocional, ela alimentou um sentimento que nutria por um preso, agiu pela emoção e cometeu um erro que gerou graves consequências para a sociedade. Ela não usou a razão, desobedeceu as leis, desconsiderou o seu matrimônio, passou por cima de seus valores para atender a voz do coração, mas se ela concretizou essa atitude, provavelmente, foi persuadida por aqueles dois homens:

"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5)

Esse acontecimento vai passar despercebido para alguns. A população local está temerosa, mas para nós que estamos longe, serve de lição. Um coração prisioneiro dos sentimentos torna a pessoa refém das emoções. Não saber lidar com as emoções nos torna alvo fácil para os erros e pode até mesmo levar pessoas comuns a cometerem crimes brutais, basta ligar a Tv em um jornal qualquer para comprovar isso. Dia após dia, acompanhamos notícias que nos chocam, mas que mostram o quanto o ser humano está desorientado, precisando de sabedoria, paz, domínio próprio e outras virtudes provenientes de uma fonte na qual muitos não querem ir. Desperta, cuidado com os enganos do coração, livre-se da cegueira espiritual e cultive bons pensamentos para que as sua ações sejam sempre positivas:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:9-10)


1 comentários:

Inspirações para quarto

Unknown 0 Comments

O quarto é o lugar onde nos sentimos mais a vontade e é o espaço onde guardamos nossas coisas. Quem é solteira geralmente recebe as amigas no quarto, as estudantes têm um cantinho para estudo e os quartos pequenos precisam ser funcionais para atender todas as necessidades. Então, o blog separou inspirações interessantes e soluções criativas para diversos tipos de quarto.

Quartos para meninas
 

 


Quartos com cores
 
 
Quartos com tons neutros
 

 
 

Quartos pequenos

 
z

0 comentários: