Sem ideia para escrever? Veja o que fazer
Não seja perfeccionista
Temos que ser excelentes em tudo que fazemos, mas não podemos ser exigentes ao extremo, pois o perfeccionismo atrapalha a produtividade e nos impede de colocar uma ideia em ação por medo de errar.
Temos que ser excelentes em tudo que fazemos, mas não podemos ser exigentes ao extremo, pois o perfeccionismo atrapalha a produtividade e nos impede de colocar uma ideia em ação por medo de errar.
Tenha foco
Há situações em que precisamos produzir conteúdo em pequenos prazos, por exemplo, em mídias sociais ou redação de vestibular. Não é fácil lidar com o tempo e a responsabilidade de entregar um texto no prazo determinado, então não deixe pequenas distrações te dominar e desviar seu foco, cada minuto será valioso e a mente precisará estar concentrada na elaboração do texto.
Cuide da saúde
Durma bem, evite o stress, tenha boa alimentação e outros cuidados que estão ligados ao bom funcionamento da mente.
Leitura
A todo momento lançamos a nossa leitura em algo, revista, blog, recados, pessoas, filmes, acontecimentos, etc. Mas não basta ler. Reflita, absorva as informações, pois com cada leitura, seja de um livro ou de uma pequena frase, podemos aprender algo e assim enriquecer nosso repertório para consultá-lo na hora da escrita. Pesquise, amplie o conhecimento e seja um eterno aprendiz
Seja observador
Esta dica complementa a anterior. Leia o mundo ao seu redor! Observe os fatos que acontecem no dia a dia, as notícias e como as pessoas têm reagido e opinado. A cada momento, surgem situações comuns ou polêmicas que podemos argumentar e assim desenvolver o senso crítico. Aproveite as oportunidades, no cinema, em casa, na palestra, onde você estiver, observe e descubra o que pode absorver e transformar em reflexão e ideia.
Pratique a escrita
Escreva todos os dias uma ideia, um parágrafo ou um comentário sobre qualquer assunto. Ou, se tem hábito de ler todos os dias, faça uma pequena nota sobre o que mais chamou atenção naquele capítulo. Anote tudo o que for de proveitoso para a sua vida, frases, receitas, dicas, pois essas informações poderão ser úteis para um texto no futuro.
Mãos à obra!
Pense no objetivo do texto, o que quer transmitir ao leitor? Faça um esqueleto do texto, escreva as principais ideias, depois enriqueça os argumentos e comece a costurar, transformando o que estava solto em parágrafos. Por fim, organize, revise e observe se os objetivos iniciais foram alcançados.
0 comentários: