A importância de uma igreja
Igreja não é apenas a instituição física, é o coletivo de pessoas que professam a mesma fé e se reúnem em um local para conhecer, desenvolver e expressar a fé, formando uma escola espiritual. A bíblia afirma que Deus não habita em templos feitos pelas mãos humanas, significa que Ele quer habitar em pessoas e dar a Identidade Divina aos seres humanos.
O apóstolo Paulo ao passar pela cidade de Atenas percebeu que o povo local levantou um altar a um deus desconhecido e os advertiu:
Atos 17
"E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" (22-25)
Ou seja, aquelas pessoas pensavam que eles poderiam ter contato com Deus apenas criando um lugar santo ou símbolos que representassem a imagem divina.
"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens." (26-29)
Então, qual a importância de uma igreja? Essa advertência não exclui a importância das igrejas físicas, apenas nos alerta sobre não fazer de Deus uma escultura, uma imagem, algo distante que fica guardadinho em algum lugar. Deus é vivo e quer habitar entre nós.
As igrejas físicas são uma modernização da missão que o Senhor Jesus deu:"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Atualmente, há leis que regem o trabalho religioso, então não é viável realizar pregações do mesmo jeito que se faziam no tempo bíblico. É necessário que haja locais onde os cristãos e todos os públicos possam ir para receber orientação, atendimento, orações e outros auxílios espirituais.
Nem todos que frequentam uma igreja são pessoas exemplares e de bom caráter, pois a conversão, processo de mudança, requer tempo e sacrifício. A bíblia, por exemplo, nos ensina a amar o próximo, mas não é fácil obedecer, pois essa atitude requer um sacrifício, o de ser humilde a ponto de amar e perdoar até mesmo quem nos fez algo ruim. Muitos cristãos têm dado brechas para serem criticados, pois não põem em prática o que é ensinado. Mas também existem verdadeiros cristãos, bons exemplos a serem seguidos.
A Igreja é viva, é uma comunidade na qual as pessoas se reúnem por um mesmo objetivo, se identificam umas com as outras e veem que não estão sozinhas. Hoje, é possível afirmar que a presença de Deus é real em uma igreja, pois a igreja é formada de pessoas habitadas por Deus, então Ele se faz presente. Há 23 anos, eu sou a Igreja, eu sou a Universal e parabenizo minha igreja pelo aniversário de 39 anos.
"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco." (2Coríntios 1:12)
0 comentários: