Solução para a corrupção
A corrupção não depende de lugar, instituição, situação econômica ou política para acontecer, depende do caráter individual para se manifestar. Ela sempre existiu, porém na era da comunicação, é mais fácil ser descoberta e divulgada. Os cidadãos brasileiros, por exemplo, utilizam as mídias sociais para o combate à corrupção, mas será que estão pondo em prática a honestidade que tanto reivindicam?
A solução para a corrupção está em cada indivíduo fazer a sua parte, sendo honesto e justo nas atitudes do dia a dia, não cedendo às pequenas corrupções, tais como:
- Furar fila
- Jogar lixo na rua
- Produzir e comprar produtos falsificados
- Estacionar em vagas preferenciais
- Desrespeitar as leis de trânsito e outras regras
- Falsificar documentos
- Colar na prova
- Aceitar troco errado
- Trapacear, mentir, enganar e ser injusto para conseguir o quer
E por que existem mais pessoas corruptas do que corretas? Pois ser correto é uma tarefa difícil e a maioria prefere o caminho fácil. O ser humano é corrupto por essência, mas não podemos deixar a natureza carnal nos dominar:
"Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne." (Gálatas 5:16-17)
O que nós podemos fazer para melhorar o mundo corrupto em que vivemos? Reclamar? Não! Tudo que é da ordem humana, é falho. Então, comece abandonando as pequenas corrupções, não julgue o erro alheio e nem justifique os seus erros com a frase "todo mundo faz". Desenvolva o seu caráter, ensine os outros com o seu exemplo e não com palavras de vento, "seja a mudança que você quer ver no mundo".
0 comentários: