Você é melhor do que imagina (parte 3)

Unknown 0 Comments



No post anterior, vimos que é possível dar a volta por cima diante das situações difíceis mas a atitude primordial é investir na vida espiritual. Confira a seguir que manter a autoestima elevada e ser vitorioso depende da obediência e confiança a Deus.


A baixa autoestima pode se originar a partir do modo como lidamos com falhas, dificuldades ou opiniões dos outros a nosso respeito. Devemos superar o passado, os erros e quando alguém falar uma “verdade”, ao invés de se fazer de vítima, temos que mostrar humildade e mudar, usando as críticas para evoluir. É importante, também, não ficar na dependência dos outros para se sentir bem, pois isso pode comprometer todas as áreas da vida, principalmente, a interpessoal. Ter autoestima é amar e cuidar de si mesmo.

A tendência do ser humano é se culpar e ver o lado negativo das coisas e de si mesmo. Então qual a maneira definitiva de levantar a autoestima? Investir na vida espiritual, pois Deus é o nosso maior incentivador, mas se não tivermos uma ligação com ele, como teremos essa visão espiritual para nos ver como Ele vê e permitir que trabalhe em nós? Deus vê o nosso interior, nosso potencial e as qualidades que nos darão a vitória no futuro, ele nos capacita e fortalece.

Voltemos à história de Gideão. A partir do momento em que ele confiou e obedeceu às ordens divinas, se tornou vencedor, derrotou a baixa autoestima e por fim cumpriu seu objetivo, vencer o exército inimigo, mas ele teve três atitudes primordiais: Fez um sacrifício a Deus como prova de sua obediência e também restabeleceu o altar, representando a restauração da comunhão com Deus (Jz 6:25-28). Já com a fé renovada, não se acomodou, foi para a guerra (Juízes 7). Mais uma vez Gideão teve que ser confiante em Deus ao saber que apenas 300 iriam com ele. Cada israelita teria que matar 450 inimigos, levando consigo apenas trombetas, cântaros (jarros vazios) e tochas. Aos olhos humanos, isso era loucura, mas eles obedeceram:

Juízes 7
19 Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meianoite, assim que foram trocadas as sentinelas. Então tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos;
20 as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: “À espada, pelo Senhor e por Gideão!”
21 Cada homem mantinha a sua posição em torno do acampamento, e todos os midianitas fugiam correndo e gritando.
22 Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Mas muitos fugiram para Bete-Sita, na direção de Zererá, até a fronteira de Abel-Meolá, perto de Tabate.

Observe a estratégia de Deus. Eles não precisaram lutar, apenas obedecer exatamente como foi ordenado. Gideão venceu 135 mil com apenas 300 soldados e o nome do Senhor foi glorificado. Precisamos ser Gideão nos dias de hoje para enfrentar os problemas, situações e até a nós mesmos. Nessa história, a coragem foi importante, mas a obediência e confiança em Deus são vitais para ter os benefícios da fé e assim ser uma pessoa melhor do que imaginamos.

0 comentários: