Frutos do Espírito Santo - Paciência

Unknown 3 Comments


Diariamente, ocorrem diversas situações que podem causar impaciência. Atitudes inconvenientes, barulho, trânsito, internet lenta, filas e etc. Pensando bem, a maioria das coisas que “tiram” a paciência estão relacionadas ao “perder” tempo, pois muita gente não sabe lidar com o que demora. Mas sempre passaremos por circunstâncias que exigirão paciência, será que basta orar para obtê-la?

A paciência é um comportamento que assumimos quando precisamos. Tem situação em que a única escolha é respirar fundo e ser paciente, a discussão não valerá a pena e a impaciência não apressará o tempo. Não é errado pedir paciência, mas para ativá-la é necessário primeiro ter o fruto do Espírito Santo. Ao recebê-Lo, automaticamente teremos a essência de Deus representada pelos três primeiros frutos, amor, alegria e paz. A partir daí, estaremos capacitados para desenvolver os demais frutos, os quais estão ligados ao temperamento humano, mas que precisam ser desenvolvidos e cultivados através de dedicação e sacrifício.

A pessoa sem o Espírito Santo não tem a essência de Deus e por isso não consegue desenvolver as demais virtudes dEle. Lembre-se do que Jesus disse: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:4-5)

O que temos visto no mundo
A todo momento, novas soluções são criadas para facilitar nossa rotina. Podemos fazer compras sem sair de casa ou lavar roupas com um clique. As mídias também têm sido impactadas pela mágica da tecnologia. O trabalho de meses para produzir um filme é resumido em horas. No Instagram, vemos uma receita de 15 segundos sem se dar conta que demorou três horas para ser preparada. Enfim, os novos hábitos colaboram para a cultura do imediatismo, a qual faz o ser humano ficar apressado, mas a vida real não é assim, há coisas pelas quais devemos esperar.

Quando não esperamos com paciência, o que se almeja pode não dar certo. São tantos que perdem a força no meio caminho, ou seja, desistem dos sonhos, pequenos objetivos e até de uma simples atividade porque surge ansiedade e medo. As fases difíceis da vida também precisam de tempo para serem resolvidas. Outro erro é aceitar a impaciência como parte da personalidade e dizer “É o meu jeito” para se justificar. Esse defeito está sobressaindo porque a paciência não foi desenvolvida. E quem deixa a impaciência dominar se torna rude e rebelde com as pessoas, fazendo o convívio ser desagradável.

Caráter cristão na prática

“O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.” 
(Provérbios 15:18)

A palavra longanimidade em hebraico significa “lento em irar-se”. A bíblia relata que Deus é tardio em irar-se, pois ele é justo. Então, a pessoa batizada com o Espírito Santo terá todo o suporte para agir com paciência, o que resultará em relacionamentos melhores, pois ela saberá se comunicar e ajustar o tom de voz para não gerar uma briga. Há um versículo que relaciona a paciência à sabedoria. Significa que uma pessoa paciente tende a ser mais sábia que uma pessoa impaciente ou ansiosa, pois será mais cautelosa para agir:

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14:29)

A postura da pessoa longânime a ajudará na solução dos problemas e tomada de decisões, pois será possível pensar com clareza e prudência. Também possibilita a alcançar metas e a esperar sem perder a fé. Os momentos ruins e dificuldades cotidianas trazem sofrimento no momento que acontecem, mas produzem a paciência que precisamos. Quanto mais pacientes formos, mais parecidos com Deus seremos. Se você não tem o Espirito santo e quer tê-Lo, busque-O de todo o coração porque é ele que nos capacita para vencer os desafios da vida.

“nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3-5)

Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

3 comentários:

  1. Realmente, ao iniciar a está prática a pessoa começa também a se desenvolver em qualquer área de sua vida e até ao mais importante que é a comunhão dela com Deus. ��

    ResponderExcluir
  2. Muito forte! Eu estou acompanhando a série, e estou admirada com a sua forma tão linda e detalhada de escrever sobre os frutos do Espírito.

    Desejo que as suas postagens ajudem pessoas que precisam desse direcionamento, desse conselho, isso é tão importante. Ser paciente é vital, e isso com certeza nos aproxima de Deus.

    Estou amando Debi, parabéns que Deus te abençoe e que Ele te capacite cada vez mais, para que esse trabalho continue :)

    Beijos! O site está lindo ❤

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida. E eu amei seu comentário. Beijinho!

      Excluir