Frutos do Espírito Santo - Benignidade

Unknown 0 Comments


Qual sua reação quando alguém desmarca um compromisso em cima da hora ou está demorando para responder uma mensagem? Há situações em que precisamos compreender antes de reagir, isso é possível quando temos benignidade, que é a disposição em ser bom com o próximo, significa cultivar bons pensamentos e sentimentos a respeito das pessoas.

Se você é cristão, grave o seguinte: a melhor maneira de mostrar a sua fé é praticando esse fruto. A pessoa benigna é amável, tolerante, agradável, flexível e apta a perdoar. “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4:5)

O que temos visto no mundo
 A falta de benignidade acontece através de maus pensamentos e sentimentos que se cultiva a respeito de alguém, por exemplo, preconceito, malícia, inveja e falsidade. Tudo isso contribui para que a sociedade se torne perversa e injusta para com o próximo.

Muitos não sabem lidar com os erros alheios, porém o melhor a fazer é não exigir dos outros um fardo que não conseguiríamos carregar. Também é um erro falar sobre algo que não sabemos ou conhecemos, pois com a medida que julgarmos, seremos julgados. Em caso de mal-entendidos, é importante averiguar o que realmente aconteceu antes de tomar uma atitude.

Às vezes, a justificativa de não ser bom com o próximo é dizer que não vai adiantar ou que não vai receber algo em troca. Se todos pensarem assim, realmente, esse contexto hostil não vai mudar. Demonstrando esse fruto, os ambientes em que estivermos serão influenciados positivamente.

Caráter cristão na prática
Temos que ser bons às pessoas sem exceção, Quando Jesus viu a mulher adúltera, primeiro agiu com misericórdia e, em seguida, a orientou: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado.” (João 8:11)

Há cristãos que agem como os mestres da lei e fariseus citados em João 8, julgam e desprezam quem não é da mesma fé. A bíblia orienta que devemos ser vigilantes quanto aos descrentes (2 Coríntios 6:14), mas também instrui que devemos ser humildes e dar bom exemplo, pois talvez seremos a única bíblia que alguém vai ler.

A benignidade é a educação cristã, nos ajuda a ser compreensíveis nos relacionamentos, ter bons olhos, e faz a nossa luz brilhar mais que as obras, pois começa no interior e reflete no exterior. . “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16)

Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

0 comentários: