10 dicas para uma boa convivência

Unknown 0 Comments


1- Se comunique bem
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4.29)

2- Não economize sorrisos
“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.” (Provérbios 15:13)

3- Sirva com alegria
“Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” (1 Pedro 4:9)

4- Eleve a autoestima dos outros
"É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:9-10)

5- Pacifique ao invés de criar conflitos  
“não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.” (Tito 3:2)

6- Não pense apenas em si próprio
“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.” (1 Timóteo 6:18)

7- Evite críticas, ensine  
“Fala com sabedoria e ensina com amor.” (Provérbios 31:26)

8- Não julgue, tenha compreensão
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios 4:32)

9- Considere o que o outro tem a falar
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” (Tiago 1:19)

10- Promova um ambiente agradável
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.” (Romanos 14:19)

 Este versículo resume todas as dicas acima: “em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (Mateus 7:12). Portanto, o que somos interfere nos que estão ao redor. Se dermos o nosso melhor, conquistaremos as pessoas.

0 comentários:

Frutos do Espírito Santo - Bondade

Unknown 0 Comments


É possível ser bondoso com quem amamos, mas a bondade é uma qualidade divina e nos capacita a fazer além disso. A bondade é diferente da benignidade, mas uma dá suporte à outra. A benignidade é a disposição em ser bom com o próximo, significa cultivar bons pensamentos e sentimentos a respeito das pessoas. Quem é benigno tem suporte para realizar atos de bondade, que é a disposição em fazer o bem e nunca o mal, portanto, é expressada em ações.

A bíblia relata que Deus é bom: “Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.” (Salmos 107:1).  Ele prova isso através de sua bondade, pois suas mãos estão sempre estendidas para ajudar, livrar e atender os que creem. Também, não olha o ser humano segundo os erros ou situação exterior, e sim com misericórdia e justiça. Logo, quem tem o Espírito Santo também expressará a bondade. Jesus ensinou seus seguidores a agir como Deus em Lucas 6:35:

"Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus."

O que temos visto no mundo
"A alma do ímpio anseia por praticar o mal; aos seus olhos ninguém merece bondade." (Provérbios 21:10)

No novo testamento, o apóstolo Paulo afirma: “não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" (Romanos 3:12).  Essa afirmação foi feita há milhares de anos em uma pregação aos romanos, mas se aplica ao mundo atual.  O ser humano quando foi criado por Deus era bom em sua essência (Gênesis 1:31), mas como perdeu a bondade? A reposta para isso é o pecado. Antes de Adão e Eva comerem o fruto proibido, eles conheciam apenas o bem, mas após a desobediência, passaram a conhecer o mal, por isso perderam a bondade, a qual deixou de ser uma característica inata e se tornou um fruto a ser conquistado.

Há pessoas que são consideradas boas por fazerem caridade, também é comum programas de televisão transformarem a vida de pessoas simples, o que não é errado, mas as ações de bondade devem ser acompanhadas de boas intenções para que agradem a Deus: "Tenham o cuidado de não praticar suas 'obras de justiça' diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros.” (Mateus 6:1-2)

A maldade impera no mundo devido a violência, guerras, miséria, fome e destruição do meio ambiente. No dia a dia, manifesta-se através da ingratidão, rancor, desprezo e outros sentimentos ruins que tornam a maneira de agir e falar nociva aos relacionamentos.

Caráter cristão na prática
A bondade é uma das expressões do amor e deve estar inserida no testemunho cristão. Porém, somente o Espírito Santo possibilita esse modo de viver. Esse fruto também tem que ser desenvolvido entre os irmãos da fé para que a união venha envolver toda a igreja. “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24)

Primeiro, somos salvos pela fé, mas também devemos praticar boas obras para que a fé seja movimentada, pois “Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26). O cristão pode ajudar os aflitos por meio da oração, evangelização, trabalhos voluntários, etc. Mas essas atividades não podem ser motivo de vanglória, o objetivo principal deve ser transmitir o caráter de Deus.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2:8-10)

Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

0 comentários:

Frutos do Espírito Santo - Benignidade

Unknown 0 Comments


Qual sua reação quando alguém desmarca um compromisso em cima da hora ou está demorando para responder uma mensagem? Há situações em que precisamos compreender antes de reagir, isso é possível quando temos benignidade, que é a disposição em ser bom com o próximo, significa cultivar bons pensamentos e sentimentos a respeito das pessoas.

Se você é cristão, grave o seguinte: a melhor maneira de mostrar a sua fé é praticando esse fruto. A pessoa benigna é amável, tolerante, agradável, flexível e apta a perdoar. “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4:5)

O que temos visto no mundo
 A falta de benignidade acontece através de maus pensamentos e sentimentos que se cultiva a respeito de alguém, por exemplo, preconceito, malícia, inveja e falsidade. Tudo isso contribui para que a sociedade se torne perversa e injusta para com o próximo.

Muitos não sabem lidar com os erros alheios, porém o melhor a fazer é não exigir dos outros um fardo que não conseguiríamos carregar. Também é um erro falar sobre algo que não sabemos ou conhecemos, pois com a medida que julgarmos, seremos julgados. Em caso de mal-entendidos, é importante averiguar o que realmente aconteceu antes de tomar uma atitude.

Às vezes, a justificativa de não ser bom com o próximo é dizer que não vai adiantar ou que não vai receber algo em troca. Se todos pensarem assim, realmente, esse contexto hostil não vai mudar. Demonstrando esse fruto, os ambientes em que estivermos serão influenciados positivamente.

Caráter cristão na prática
Temos que ser bons às pessoas sem exceção, Quando Jesus viu a mulher adúltera, primeiro agiu com misericórdia e, em seguida, a orientou: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado.” (João 8:11)

Há cristãos que agem como os mestres da lei e fariseus citados em João 8, julgam e desprezam quem não é da mesma fé. A bíblia orienta que devemos ser vigilantes quanto aos descrentes (2 Coríntios 6:14), mas também instrui que devemos ser humildes e dar bom exemplo, pois talvez seremos a única bíblia que alguém vai ler.

A benignidade é a educação cristã, nos ajuda a ser compreensíveis nos relacionamentos, ter bons olhos, e faz a nossa luz brilhar mais que as obras, pois começa no interior e reflete no exterior. . “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:16)

Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

0 comentários:

Frutos do Espírito Santo - Paciência

Unknown 3 Comments


Diariamente, ocorrem diversas situações que podem causar impaciência. Atitudes inconvenientes, barulho, trânsito, internet lenta, filas e etc. Pensando bem, a maioria das coisas que “tiram” a paciência estão relacionadas ao “perder” tempo, pois muita gente não sabe lidar com o que demora. Mas sempre passaremos por circunstâncias que exigirão paciência, será que basta orar para obtê-la?

A paciência é um comportamento que assumimos quando precisamos. Tem situação em que a única escolha é respirar fundo e ser paciente, a discussão não valerá a pena e a impaciência não apressará o tempo. Não é errado pedir paciência, mas para ativá-la é necessário primeiro ter o fruto do Espírito Santo. Ao recebê-Lo, automaticamente teremos a essência de Deus representada pelos três primeiros frutos, amor, alegria e paz. A partir daí, estaremos capacitados para desenvolver os demais frutos, os quais estão ligados ao temperamento humano, mas que precisam ser desenvolvidos e cultivados através de dedicação e sacrifício.

A pessoa sem o Espírito Santo não tem a essência de Deus e por isso não consegue desenvolver as demais virtudes dEle. Lembre-se do que Jesus disse: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:4-5)

O que temos visto no mundo
A todo momento, novas soluções são criadas para facilitar nossa rotina. Podemos fazer compras sem sair de casa ou lavar roupas com um clique. As mídias também têm sido impactadas pela mágica da tecnologia. O trabalho de meses para produzir um filme é resumido em horas. No Instagram, vemos uma receita de 15 segundos sem se dar conta que demorou três horas para ser preparada. Enfim, os novos hábitos colaboram para a cultura do imediatismo, a qual faz o ser humano ficar apressado, mas a vida real não é assim, há coisas pelas quais devemos esperar.

Quando não esperamos com paciência, o que se almeja pode não dar certo. São tantos que perdem a força no meio caminho, ou seja, desistem dos sonhos, pequenos objetivos e até de uma simples atividade porque surge ansiedade e medo. As fases difíceis da vida também precisam de tempo para serem resolvidas. Outro erro é aceitar a impaciência como parte da personalidade e dizer “É o meu jeito” para se justificar. Esse defeito está sobressaindo porque a paciência não foi desenvolvida. E quem deixa a impaciência dominar se torna rude e rebelde com as pessoas, fazendo o convívio ser desagradável.

Caráter cristão na prática

“O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.” 
(Provérbios 15:18)

A palavra longanimidade em hebraico significa “lento em irar-se”. A bíblia relata que Deus é tardio em irar-se, pois ele é justo. Então, a pessoa batizada com o Espírito Santo terá todo o suporte para agir com paciência, o que resultará em relacionamentos melhores, pois ela saberá se comunicar e ajustar o tom de voz para não gerar uma briga. Há um versículo que relaciona a paciência à sabedoria. Significa que uma pessoa paciente tende a ser mais sábia que uma pessoa impaciente ou ansiosa, pois será mais cautelosa para agir:

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14:29)

A postura da pessoa longânime a ajudará na solução dos problemas e tomada de decisões, pois será possível pensar com clareza e prudência. Também possibilita a alcançar metas e a esperar sem perder a fé. Os momentos ruins e dificuldades cotidianas trazem sofrimento no momento que acontecem, mas produzem a paciência que precisamos. Quanto mais pacientes formos, mais parecidos com Deus seremos. Se você não tem o Espirito santo e quer tê-Lo, busque-O de todo o coração porque é ele que nos capacita para vencer os desafios da vida.

“nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3-5)

Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

3 comentários:

Frutos do Espírito Santo - Alegria

Unknown 0 Comments


Ganhar um presente, tirar boas notas ou ver o sorriso encantador de uma criança, tudo isso nos deixa alegres, mas depois de um tempo, o estado de alegria provocado por esses momentos bons passa. Também, há acontecimentos que nos deixam tristes e cabisbaixos. Então, o que fazer para que a alegria seja constante e não dependa de fatores externos?

Antes de responder essa pergunta, é importante saber o que difere a alegria da felicidade. Segundo a bíblia, felicidade é um estado de bênçãos, ou seja, é a consequência da obediência aos mandamentos de Deus, logo, quem é obediente desfruta de uma vida feliz e se torna uma pessoa abençoada, bem-aventurada. Já a alegria é um traço do caráter cristão provocado pela presença do Espírito Santo. Vejamos abaixo versículos que demonstram bem essa diferença:

“Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”. (Neemias 8:10)

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem” (Salmos 34:12-14)

O que temos visto no mundo

O significado de alegria no dicionário Priberam é: “Sentimento de grande contentamento, que geralmente se manifesta por sinais exteriores”. Infelizmente, esse é o conceito que muita gente tem sustentado, pois acredita que só se sentirá alegre se tiver muitas realizações e conquistas.

Basta observarmos o exemplo de celebridades que, às vezes, até se dizem cristãs, transmitem uma imagem perfeita de suas vidas mas depois nos surpreendem com escândalos, doenças psicológicas e tragédias.

Vivemos na sociedade do consumo onde a alegria e felicidade estão fielmente ligadas ao TER e não ao SER. As conquistas causam em muitos uma falsa sensação de bem-estar mas no íntimo, percebem que não são verdadeiramente felizes e que há um vazio.

Outro fator que pode influenciar o ânimo é a maneira como os outros agem. Como você se sente quando as pessoas te tratam bem e são educadas? Muito bem, não é mesmo? E quando as pessoas são mal-educadas e te desprezam? Isso gera desconforto e tristeza. Saiba que as pessoas podem mudar conosco, nos desapontar e até nos ferir, mas Deus nunca vai mudar.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8)

Caráter cristão na prática

Na bíblia, a alegria é um estado permanente que não depende de coisas passageiras, sejam circunstâncias, bens ou objetos. Poderemos ter momentos de estresse ou preocupação, mas a alegria não se apagará de nosso ser. Se passarmos por lutas, teremos sabedoria para vencê-las e o Espírito Santo nos consolará.

De acordo com Ester Bezerra, “Os três primeiros frutos do Espírito têm a essência de Deus, que são amor, representado por Deus Pai; alegria, representado pelo Filho Jesus; e paz, representando o Espírito Santo. Esses três frutos se recebe automaticamente, com a descida do Espírito Santo em sua vida. É a marca imediata do selo de Deus sobre o que nEle crê”.

Portanto, a alegria que vem de Deus é natural e visível, nos faz compartilhar a luz que recebemos e nos dá suporte para conviver bem com os demais. Quem nunca teve a experiência de encontrar uma pessoa alegre e ser contagiado por ela? Ou mesmo que a pessoa seja mais reservada, ela demostra esse fruto através de um simples sorriso e brilho nos olhos.

“Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:10-11)


Quer conhecer os demais frutos? Acompanhe os próximos posts. Ou clique aqui para acompanhar a série desde o início.

0 comentários:

Mulheres da bíblia - Miriã

Unknown 1 Comments


Miriã era irmã de moisés e apesar de não ter sido um personagem de grande destaque na palavra de Deus, demonstrou ter atitudes simples e admiráveis no início de sua história, as quais faziam dela uma mulher de Deus. Ela é citada como profetiza (Êxodo 15:20), conduziu as mulheres após passarem no mar vermelho e zelou pela vida de seu irmão, Moisés, enquanto ele era pequeno. 

Porém, Miriã permitiu que o pecado sujasse seu coração quando agiu com maus olhos contra Moisés e semeou contenda. A bíblia demonstra que Deus não se agradou e ela colheu o fruto dessa má atitude. 

Números 12.10  A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.

O povo não podia partir do arraial enquanto ela não se curasse  e em deuteronômio 24:9, Moisés exorta o povo do Jordão usando o exemplo de Miriã, fazendo-o compreender a importância de obedecer os ensinamentos de Deus para não se tornar um leproso na fé ou na alma.

Números 12.15  Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.

Essa história nos ensina que é um erro fazer críticas contra um homem ou mulher de Deus. Nesse contexto, não existe a famosa "crítica construtiva", pois se os nossos lábios semeiam algo ruim sobre uma pessoa usada por Deus, é porque há maus olhos. Deus é quem deve cuidar de seus servos e fazer a obra em suas vidas, caso alguém esteja no erro. 

No novo testamento há uma advertência para que primeiro cuidemos de nossos erros para então julgar o erro do próximo. Eu já agi com maus olhos contra alguém da mesma fé, mas logo me arrependi, minha consciência gritou: TIRA ISSO DA SUA MENTE. Se somos de Deus, não podemos permitir que algo ruim atinja o nosso interior e após ler a palavra a seguir, passei a lutar contra os maus olhos, não permitindo nenhum pensamento dessa natureza criar raiz em mim.

Êxodo 25.16   E porás na arca o Testemunho, que eu te darei.

Nessa ocasião, Deus estava instruindo Moisés na construção da arca da aliança. A pessoa que tem uma real aliança com Deus é uma arca para a Sua morada. Cada homem ou mulher de Deus é uma arca que guarda os ensinamentos de Deus, o testemunho. E se alguém tenta atingi-lo, seja com pensamentos ou atitudes, colherá frutos amargos, assim como fez Miriã. 

1 comentários: