Influência do cristão na sociedade

Unknown 2 Comments


Os ideais cristãos deveriam trazer uma influência positiva ao mundo, pois o tornariam mais harmonioso. No mundo atual, a melhor maneira do cristão influenciar seu próximo é com o seu comportamento, pois a maioria das pessoas tem uma imagem ruim do cristianismo e o mau exemplo de muitos que se dizem cristãos tem reforçado isso. Então, como deve ser a influência do verdadeiro cristão na sociedade?

Segundo John Maxwell, cristão e autor do livro “A arte de influenciar pessoas”, a base da vida são pessoas e o modo que se relacionam umas com as outras. Mas o que me faz ter bons relacionamentos? O que me aproxima das pessoas? A influência é o fator que pode determinar o sucesso em qualquer relação interpessoal.

No mundo capitalista/profissional o que importa são as nossas habilidades e competências, mas o que realmente importa são os valores. Temos que nos perguntar: O que eu tenho para oferecer aos outros e o que eles veem em mim. Os nossos valores vão definir o que somos e vão atrair as pessoas, porém às vezes esses valores passam despercebidos.

Como exercer influência? Primeiramente, John Maxwell afirma que devemos demonstrar autoconfiança diante das pessoas e saber se sentir à vontade na presença delas. Em ambiente profissional, essa autoconfiança permitirá que você seja um bom líder, que saiba convencer e não impor. O vencedor também age assim. Ambos devem mostrar confiança, fazer as pessoas a sua volta confiarem nele. Como você tem tratado seu colega de trabalho? Você tem cooperado para que esse ambiente seja bom, saudável? Essa pergunta também se aplica ao comportamento na família e na igreja, nos quais também devemos sempre incentivar e influenciar.

Vamos acompanhar o que a bíblia afirma sobre comportamento cristão: "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. [...] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:13-16).

Portanto, a influência do cristão no mundo deve ser como o sal e dar um bom sabor aos ambientes. Será que a nossa presença tem essa influência positiva? Infelizmente, muitas pessoas acham que o cristão não tem sabor, mas a nossa fé deve ser vista na maneira pela qual nos relacionamos com as pessoas. O nosso testemunho deve brilhar, pois a nossa luz é um guia que revela os perigos deste mundo e pode guiar os outros ao caminho certo: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6).
 

2 comentários:

  1. Excêlente texto Débora. Temos que exalar o perfume do Senhor Jesus, atravéz do nosso comportamento.

    ResponderExcluir
  2. No mundo capitalista/profissional o que importa são as nossas habilidades e competências, mas o que realmente importa são os valores. Temos que nos perguntar: O que eu tenho para oferecer aos outros e o que eles veem em mim. Os nossos valores vão definir o que somos e vão atrair as pessoas, porém às vezes esses valores passam despercebidos.

    ResponderExcluir