Influência do cristão na sociedade

Unknown 2 Comments


Os ideais cristãos deveriam trazer uma influência positiva ao mundo, pois o tornariam mais harmonioso. No mundo atual, a melhor maneira do cristão influenciar seu próximo é com o seu comportamento, pois a maioria das pessoas tem uma imagem ruim do cristianismo e o mau exemplo de muitos que se dizem cristãos tem reforçado isso. Então, como deve ser a influência do verdadeiro cristão na sociedade?

Segundo John Maxwell, cristão e autor do livro “A arte de influenciar pessoas”, a base da vida são pessoas e o modo que se relacionam umas com as outras. Mas o que me faz ter bons relacionamentos? O que me aproxima das pessoas? A influência é o fator que pode determinar o sucesso em qualquer relação interpessoal.

No mundo capitalista/profissional o que importa são as nossas habilidades e competências, mas o que realmente importa são os valores. Temos que nos perguntar: O que eu tenho para oferecer aos outros e o que eles veem em mim. Os nossos valores vão definir o que somos e vão atrair as pessoas, porém às vezes esses valores passam despercebidos.

Como exercer influência? Primeiramente, John Maxwell afirma que devemos demonstrar autoconfiança diante das pessoas e saber se sentir à vontade na presença delas. Em ambiente profissional, essa autoconfiança permitirá que você seja um bom líder, que saiba convencer e não impor. O vencedor também age assim. Ambos devem mostrar confiança, fazer as pessoas a sua volta confiarem nele. Como você tem tratado seu colega de trabalho? Você tem cooperado para que esse ambiente seja bom, saudável? Essa pergunta também se aplica ao comportamento na família e na igreja, nos quais também devemos sempre incentivar e influenciar.

Vamos acompanhar o que a bíblia afirma sobre comportamento cristão: "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. [...] Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:13-16).

Portanto, a influência do cristão no mundo deve ser como o sal e dar um bom sabor aos ambientes. Será que a nossa presença tem essa influência positiva? Infelizmente, muitas pessoas acham que o cristão não tem sabor, mas a nossa fé deve ser vista na maneira pela qual nos relacionamos com as pessoas. O nosso testemunho deve brilhar, pois a nossa luz é um guia que revela os perigos deste mundo e pode guiar os outros ao caminho certo: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6).
 

2 comentários:

Dicas básicas para escrever bem

Unknown 1 Comments



Escrever bem é um talento que pode ser adquirido com dedicação. As pessoas que têm dificuldade para escrever são aquelas que não possuem o hábito de escrever com frequência. Porém, todos nós precisamos nos comunicar e elaborar textos no dia a dia. Relatórios, e-mails, conversas no Whatsapp, todos esses textos, por mais simples que sejam, precisam ser compreensíveis para que se evite conflitos e mal-entendidos. Então, o blog separou algumas dicas básicas para escrever bem no cotidiano.

1. Saiba do que está falando
Primeiramente, você precisa conhecer muito bem o tema e definir o objetivo do seu texto. Se o objetivo é informar, reúna o máximo de informações para que o texto fique completo. Se for opinar, se inteire do assunto para que seu texto não seja embasado em achismos.

2. Seja claro, simples e objetivo
Prefira frases simples e não dê rodeios para concluir um argumento. Assim, o entendimento será mais rápido e a leitura menos cansativa.

3. Cuide da pontuação
A pontuação é necessária para organizar e dar sentido ao texto. Também, ajuda a evitar frases ambíguas ou confusas.

O mito da gramática
Você não precisa dominar todas as regras gramaticais, pois isso só acontece com muita prática da escrita. Quando tiver dúvidas, não se desespere, consulte a gramática ou o "doutor" Google.

4. Não repetir ideias 
É comum em redações, reescrever a ideia em outras palavras para enfatizá-la, porém essa prática faz o texto ser cansativo e redundante. Ao invés de repetir, melhore o argumento ou crie outro.

5. Cuidado com as emoções
Seja equilibrado e racional na hora de escrever, assim você evitará que as suas emoções influenciem sua escrita. Essa dica vale, por exemplo, quando você estiver estressado e tiver que escrever um e-mail importante ou no momento de defender um ponto de vista, pois precisará de argumentos inteligentes.

6. Polidez
Ser polido significa ter cuidado com o vocabulário (palavras, expressões, gírias) e agir com boas maneiras em diversas situações comunicativas.

7. Nem sempre escrever difícil é melhor
Tenha cuidado ao usar palavras difíceis ou termos técnicos, e conheça o verdadeiro significado das palavras antes de empregá-las, há excelentes dicionários disponíveis para consulta na internet.
 
8. Conheça seu público alvo
Todo texto tem um leitor, até mesmo o diário é lido por alguém, o seu próprio escritor. Antes de escrever, pergunte, para quem vou escrever? Um médico só poderá usar termos técnicos se o público-alvo for a comunidade médica, mas se escrever um artigo de jornal, terá que usar uma linguagem que todos compreendam. Então, pense em maneiras de deixar seu texto interessante e agradável à leitura. 

9. Cultive o hábito de ler e escrever
Com a leitura você irá se familiarizar com os textos, ganhará mais conhecimento e desfrutará de uma atividade prazerosa. Escreva todos os dias, pelo menos um parágrafo, não desperdice nenhuma ideia e leve um bloco de anotações aonde for.

10. Dica valiosa
Seja crítico ao absorver informações e consciente ao expor uma opinião. Devido ao seu poder, o uso da palavra requer responsabilidade. Você é livre para se expressar, mas é escravo do que transmite. Então, não fale do que não conhece, viu, ouviu ou viveu. Seja coerente e faça bom uso da palavra para que ela tenha valor.

1 comentários: