Ouvir as pessoas
Todo ser humano tem a necessidade de ser ouvido e de expor opiniões, desejos e ideias ao outro. Porém, a maioria quer apenas ser correspondido ao invés de corresponder a essa necessidade que o seu semelhante tem de ser ouvido. Quando você vai ao médico espera que ele te ouça e receite a medicação, mas se ele começasse a falar dos próprios problemas, como você reagiria? Ou sabe quando você começa a contar algo e de repente percebe que a pessoa está em outro planeta? É, ninguém gosta de ser ignorado, mas há situações em que você também age assim e não percebe.
Cada pessoa tem uma vida traduzida em uma bela história que vale a pena ser contada. Essa história, por sua vez, é cheia de aprendizados, supresas, curiosidades, acontecimentos.
Então, não desvalorize ninguém, não perca a oportunidade de ter uma boa conversa e de conhecer uma pessoa incrível ou uma simples pessoa com a qual você poderá aprender muito. Cada indivíduo é como essa caixa da foto. Você tem que lançar fora o egoísmo e abrir cada caixa, com paciência observar cada detalhe e no fim descobrirá um tesouro.
Essa reflexão partiu de experiências e observações próprias, pois toda a vez que eu me proponho simplesmente a ouvir o que alguém tem a dizer, passo credibilidade a essa pessoa, mostro que ela pode confiar em mim. É claro que haverá momentos em que você precisará falar, desabafar e encontrar pessoas dispostas a ouvir a sua história, mas tenha a consciência de que é melhor ouvir primeiro. Não é fácil ser altruísta, mas vale a pena desenvolver essa qualidade e saber ouvir as pessoas.
0 comentários: