Espírito tranquilo

Unknown 0 Comments

Lendo anotações antigas em minha agenda, achei um pequeno texto sobre o espírito tranquilo, pois durante aquele período estava justamente meditando sobre essa característica a fim de aplicá-la em minha vida. Vou compartilhar o que escrevi e acrescentar alguns versículos.

Ter um espírito tranquilo é ser humilde com as pessoas ao redor, vigiar as reações, transmitir paz e segurança.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fl 4.7);

 "deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27); 

"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti" (Is 26.3).

Quando Jesus passava, as pessoas se sentiam bem perto dele devido as boas características que formavam seu espírito. Tanto que a bíblia ao retratar situações em que Jesus estava, expõe que sempre havia uma multidão o acompanhando.

  • Lc 8:42 - A multidão que Jesus atraía era tão grande que ela o apertava.
  • Mt 14:21 - As pessoas gostavam de ouvir Jesus e o seguiam onde Ele ia, mesmo que fosse preciso andar uma longa distância. Isso ocorreu quando Jesus alimentou os cinco mil. 
  • Jo 6.2: "Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito".
Portanto, ter um espírito tranquilo é ter essa essência de forma que as pessoas a percebam, ou seja, reconheçam que há diferença no caráter de pessoa que age conforme o seu Deus. E em qualuquer situação transmitir segurança e acender a luz das pessoas que estão próximas de você. 

0 comentários:

O tempo da oportunidade

Unknown 0 Comments

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." 

Já parou para pensar que se você não tivesse dito aquela palavra, tudo seria diferente. Há muitos exemplos que ilustram essa famosa frase, pois muitos já tiveram essa sensação após ter feito algo ou não ter feito a coisa certa. 

Porém, ás vezes perdemos muito tempo pensando nesses erros e em oportunidades que perdemos. A palavra a seguir me fez lembrar da frase acima. Se até para as árvores há esperança, para nós seres humanos também há. Apesar de não termos o poder de apagar as consequências geradas após certas atitudes, podemos nos renovar, recomeçar e refazer o mesmo trajeto com atitudes certas, reconquistando tudo o que o foi perdido. 

(NTLH) Jó 

14.7   “Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver.

14.8   Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra,

14.9   basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova.

14.10   Mas, quando alguém morre, está acabado; depois de entregar a alma, para onde vai?

Enquanto houver tempo, haverá esperança. O problema é que nem todos têm como medir e calcular o tempo, por isso os versículos acima nos alerta que quando se acaba o tempo do homem aqui na terra, já não há mais oportunidade de mudança. Então considere cada dia, cada segundo como oportunidades. Creia que nunca é tarde para lutar pela felicidade, muito menos para acreditar na possibilidade de mudanças e restauração.

0 comentários:

O equilíbrio fortalece a sabedoria

Unknown 0 Comments

Nesta tarde de sábado, em meio ao friozinho do outono de Campo Grande, refleti sobre uma única palavra, equilíbrio. Observei que o equilíbrio, mais do que uma qualidade, é uma força que deve envolver todas as nossas ações, pois uma pessoa equilíbrada não dá vazão aos sentimentos, tem discernimento, pensa antes de agir, é tranquila e confiante. 

Então, meditei sobre a palavra a seguir que a princípio expõe como devemos alcançar a sabedoria. Mas de maneira indireta, mostra que a sabedoria deve estar ligada ao equilíbrio.

(NTLH) Eclesiastes

7.16   Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir?


7.17   Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo?

7.18   Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo.

7.19   A sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade.

7.20   Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre.

7.21   Não fique escutando tudo o que os outros dizem, pois poderá ouvir o seu empregado falar mal de você.

7.22   E você sabe muito bem que muitas vezes você mesmo tem falado mal dos outros.

7.23   Eu usei a minha sabedoria para examinar tudo isso. Estava resolvido a ser sábio, mas não conseguia alcançar a sabedoria.


Portanto, outro entendimento que é possivel extrair das entrelinhas desses versículos é que o equilíbrio tem que estar presente na vida de nós cristãos, pois só assim saberemos proceder de forma verdadeiramente sábia neste mundo. 

0 comentários:

Ouvir as pessoas

Unknown 0 Comments

Todo ser humano tem a necessidade de ser ouvido e de expor opiniões, desejos e ideias ao outro. Porém, a maioria quer apenas ser correspondido ao invés de corresponder a essa necessidade que o seu semelhante tem de ser ouvido. Quando você vai ao médico espera que ele te ouça e receite a medicação, mas se ele começasse a falar dos próprios problemas, como você reagiria? Ou sabe quando você começa a contar algo e de repente percebe que a pessoa está em outro planeta? É, ninguém gosta de ser ignorado, mas há situações em que você também age assim e não percebe. 

Cada pessoa tem uma vida traduzida em uma bela história que vale a pena ser contada. Essa história, por sua vez, é cheia de aprendizados, supresas, curiosidades, acontecimentos. 

Então, não desvalorize ninguém, não perca a oportunidade de ter uma boa conversa e de conhecer uma pessoa incrível ou uma simples pessoa com a qual você poderá aprender muito. Cada indivíduo é como essa caixa da foto. Você tem que lançar fora o egoísmo e abrir cada caixa, com paciência observar cada detalhe e no fim descobrirá um tesouro. 

Essa reflexão partiu de experiências e observações próprias, pois toda a vez que eu me proponho simplesmente a ouvir o que alguém tem a dizer, passo credibilidade a essa pessoa, mostro que ela pode confiar em mim.  É claro que haverá momentos em que você precisará falar, desabafar e encontrar pessoas dispostas a ouvir a sua história, mas tenha a consciência de que é melhor ouvir primeiro. Não é fácil ser altruísta, mas vale a pena desenvolver essa qualidade e saber ouvir as pessoas.

0 comentários:

Julgar: qual a ação dessa palavra em sua vida?

Unknown 0 Comments

A palavra julgar engloba vários significados. Assim, julgar pode ser a avaliação feita a alguém de forma crítica, como também uma avaliação simples sobre qualquer coisa ou situação. Mas a questão está justamente em como você julga, de que forma você olha para o seu próximo, para uma situação que uma/a amigo/a está passando, para uma atitude ou característica da outra pessoa.

 "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também." Mateus 7.1,2

Muitos conhecem essa palavra, a usam para se defender, porém não aplicam esse ensinamento em suas vidas ou em pequenas atitudes. Esse pequeno versículo revela uma observação que Jesus fez da sociedade da época. Desde aquele tempo o ser humano tem essa tendência para julgar o outro, se sentir superior, fazer comparações e etc.

Porque muitas pessoas agem assim, se deixam levar pelo ódio, pelos maus olhos, por toda sorte de pensamentos/sentimentos negativos? E na pessoa  que deixa essas raízes crescerem, é como se houvesse um óculos que faz ver tudo de maneira distorcida e equivocada.

Podemos reconhecer uma pessoa que julga de forma errada pelas palavras. Sabemos que a boca fala sobre o que o coração está cheio, então, uma pessoa injusta profere palavras de injustiça, palavras que ferem e que mostram que ela não está bem. Mas na bíblia está escrito que “de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo.” (Mateus 12:36)


Então, você que não conheçe a Deus ou você que serve a Deus, saiba que temos que ter cuidados com as nossas palavras, temos que ter esse temor, respeito em não falar besteira sobre ninguém. Tudo começa no pensamento. Às vezes, você pensa algo ou o próprio mal colocal na sua mente alguma dúvida, algum pensamento equivocado sobre alguém. Com isso, você dá vazão, corda a essa voz, até que de repente o que era apenas pensamento se fixa no seu coração, se tornando um sentimento ruim por aquela pessoa e a partir daí você não se contenta em guardar, mas começa a espalhar aquelas palavras, contaminando outras pessoas.

Não é justo criticar as pessoas. Mesmo que alguém tenha te feito algum mal, permanecer com esse comportamento é nocivo até mesmo para a sua saúde.

 “Julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal.” (1 Ts 5.21,22). 

Você, eu, todos nós sofreremos as consequências do nosso juízo, mas se o juízo for sensato, as consequências serão boas. 

Ouça mais sobre esse assunto no programa UniMídia deste domingo 29/06 às 20 h.

0 comentários:

O que te distrai?

Unknown 0 Comments

A partir de hoje, iniciarei um desafio de todos os dias publicar uma mensagem aqui no blog até o dia 19 de julho. O objetivo é mostrar que é possível diariamente desenvolver a escrita e mais, compartilhar um aprendizado, uma experiência com outras pessoas. Fato é que uma palavra pode influenciar uma vida, a palavra certa, então, pode ter um efeito transformador. Por isso, iniciarei este desafio escrevendo sobre a importância de se livrar do que distrai.

Na cultura imediatista em que vivemos, muitas pessoas têm dificuldade de concentração, falta de paciência e foco para alcançar objetivos e realizar ações, sejam elas mínimas ou grandiosas. Então, é comum vermos pessoas businarem no trânsito, reclamarem de filas, desistirem em alguma prova ou em qualquer atividade que exija espera ou sacrifício. Ou seja, a maioria dos indivíduos não se empenham, não são firmes e facilmente se distraem, perdendo o foco exigido para as coisas importantes. 

Esse comportamente é visível dentro das igrejas, pois muitos que se dizem cristãos, pelo fato de não possuirem uma verdadeira comunhão com Deus, se distraem fácilmente. E essa distração pode evoluir para uma cultura da normalidade, que é enxergar o pecado como normal, habitual. Porém, uma vez que "o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." (Mateus 11.12), não podemos nos acomodar na fé e sim assumir a responsabilidade de manter o foco em direção à salvação por meio de um esforço diário e contínuo. 

Dentro de muitos ainda há uma batalha entre a ditadura do mundo e a vontade de ser de Deus, mas se buscarem uma consciência limpa, as distrações não terão poder. Temos que nos manter focados, sem desviar o olhar para o que nos distrai: pensamentos, sentimentos, atitudes, e até mesmo o tempo ocioso. Assim, haverá força para realizar tudo e, principalmente, para se manter na fé e alcançar a comunhão com Deus, com a qual se tem poder contra o pecado e controle de sua própria vida. 




0 comentários: