Dica de leitura: A mulher V: Moderna, à moda antiga (III)

Unknown 0 Comments

Ela tem dignidade...

A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 
(Provérbios 31:25)

Nesse capítulo, o qual julgo ser um dos mais importantes, a autora inicia expondo que é comum muitos serem respeitados por imposição ou por obrigação, porém a mulher virtuosa é respeitada por que tem respaldo,  isto é, seu comportamento atrai naturalmente o respeito do outro. Todas nós conhecemos ao menos uma pessoa que a sua postura é verdadeira ao ponto de a admirarmos de longe.
"Se você é uma pessoa respeitosa, não precisa chamar a atenção dos outros para esse fato. Elas conseguem perceber através das pequenas coisas que você faz." (p.238). Com isso, nunca haverá dúvida a respeito do seu caráter, pois sabemos que ela sempre diz a verdade e honra a sua palavra.

A mulher V não é perfeita, porém sabe lidar com seus defeitos e transformá-los em virtudes. Porém, se ela assim procede é porque tem força, a força necessária que a faz vencer dia a dia e que se traduz em humildade, pois é a característica que possibilita-nos a mudar. Uma mulher orgulhosa pode ser respeitada pelo o que ela faz, conquistou, ganhou, construiu, porém nunca será respeitada pelo o que é, pela sua essência, então, humildade e reputação tem que estar intrinsecamente ligadas.

Cristiane Cardoso apresenta outros aspectos que colaboram a manchar a reputação de um mulher virtuosa. Lembrando que essas conjecturas não são um guia ou manual de comportamento, porém se você quer ser verdadeiramente respeitada tem de seguir essa direção. Se não há discrição - capacidade de discernir o que é apropriado dizer ou fazer -  a beleza se torna fútil e é anulada, então, se a mulher não possui essa capacidade de saber como deve agir, ela não é forte. Ter essa atitude, de ser discreta, não demonstra caretice, uma vez que você age com discrição, problemas podem ser evitados. Fofocas, brincadeiras inapropriadas, palavras erradas, grosserias com familiares, roupas vulgares e etc, formam a extensa lista de coisas que devemos lançar fora de nossa reputação, porque todas geram más consequências,  um exemplo: Se você for grossa com um amigo ou familiar, é fato que isso poderá gerar um conflito, uma mágoa. Então, devemos estar atentas ao nosso comportamento, para que possamos ser dignas do respeito e da confiança.


Resumindo, ela tem dignidade, pois é verdadeira, forte, humilde e discreta, assim por meio de um bom caráter, conquista a confiança e o respeito das pessoas que se aproximam dela.



Essa foi mais um resumo de um capítulo do livro "A mulher V", que pode ser adquirido clicando aqui. Até o próximo post!





0 comentários: