Dica de leitura: A mulher V: Moderna, à moda antiga (final)

Unknown 0 Comments




Ela faz a diferença



     Escolhi esse capítulo para realizar o último post, pois se refere a uma das atitudes mais importantes que a mulher tem que ter para ser virtuosa: Fazer a diferença, porém quem, de fato, faz a diferença, naturalmente é reconhecido. Mas o Eike Batista, por exemplo, faz a diferença? Podemos dizer que sim, mas no ramo dos negócios, ele faz a diferença pelo que ele conquistou e não pelo o que ele é, pois não o conhecemos de verdade, não sabemos se é um bom pai, um bom marido e se possui um coração limpo e humilde. Cristiane Cardoso diz o seguinte: 

“ela só será digna de louvor quando as suas próprias obras a louvarem. Qualquer pessoa pode fazer caridade nos dias de hoje—é até moda. Mas elas o fazem por causa de sua imagem, pois querem parecer boas. Elas não são o tipo de gente que faz a diferença no mundo”.


Tudo o que fazemos na escola, trabalho, casa ou igreja, segundo a autora, já é esperado de nós, mas quando fazemos o que não é esperado saímos de nossa zona de conforto e atingimos o mundo incomum, assim alcançamos pessoas que estão fora do nosso “mundinho”. Mas para ter esse olhar que não está virado só para si mesma, é necessário ter uma vida pautada em princípios ao estabelecê-la sobre a palavra de Deus e deixar que a boa essência transpareça às pessoas que estão ao seu redor. 

“Ela não se exalta por causa de suas conquistas, do seu sucesso ou da diferença que faz na vida das outras pessoas, ela se alegra, Só isso já faz uma enorme diferença entre aquelas que fazem a diferença no mundo e as que não fazem”.


A maioria das mulheres querem coisas boas pensando um benefício particular, ao invés de objetivar o bem comum. Conclui-se que quando fazemos a diferença fora da nossa vida, ajudamos os outros, com isso, a recompensa de ver pessoas sendo beneficiadas com a nossa vida não tem preço, assim nunca precisaremos nos exaltar por nada, pois as nossas obras (verdadeiras) irão louvá-la por nós. 

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de públici a louvarão as suas obras.
(Provérbios 31:31)


0 comentários:

Dica de leitura: A mulher V: Moderna, à moda antiga (III)

Unknown 0 Comments

Ela tem dignidade...

A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 
(Provérbios 31:25)

Nesse capítulo, o qual julgo ser um dos mais importantes, a autora inicia expondo que é comum muitos serem respeitados por imposição ou por obrigação, porém a mulher virtuosa é respeitada por que tem respaldo,  isto é, seu comportamento atrai naturalmente o respeito do outro. Todas nós conhecemos ao menos uma pessoa que a sua postura é verdadeira ao ponto de a admirarmos de longe.
"Se você é uma pessoa respeitosa, não precisa chamar a atenção dos outros para esse fato. Elas conseguem perceber através das pequenas coisas que você faz." (p.238). Com isso, nunca haverá dúvida a respeito do seu caráter, pois sabemos que ela sempre diz a verdade e honra a sua palavra.

A mulher V não é perfeita, porém sabe lidar com seus defeitos e transformá-los em virtudes. Porém, se ela assim procede é porque tem força, a força necessária que a faz vencer dia a dia e que se traduz em humildade, pois é a característica que possibilita-nos a mudar. Uma mulher orgulhosa pode ser respeitada pelo o que ela faz, conquistou, ganhou, construiu, porém nunca será respeitada pelo o que é, pela sua essência, então, humildade e reputação tem que estar intrinsecamente ligadas.

Cristiane Cardoso apresenta outros aspectos que colaboram a manchar a reputação de um mulher virtuosa. Lembrando que essas conjecturas não são um guia ou manual de comportamento, porém se você quer ser verdadeiramente respeitada tem de seguir essa direção. Se não há discrição - capacidade de discernir o que é apropriado dizer ou fazer -  a beleza se torna fútil e é anulada, então, se a mulher não possui essa capacidade de saber como deve agir, ela não é forte. Ter essa atitude, de ser discreta, não demonstra caretice, uma vez que você age com discrição, problemas podem ser evitados. Fofocas, brincadeiras inapropriadas, palavras erradas, grosserias com familiares, roupas vulgares e etc, formam a extensa lista de coisas que devemos lançar fora de nossa reputação, porque todas geram más consequências,  um exemplo: Se você for grossa com um amigo ou familiar, é fato que isso poderá gerar um conflito, uma mágoa. Então, devemos estar atentas ao nosso comportamento, para que possamos ser dignas do respeito e da confiança.


Resumindo, ela tem dignidade, pois é verdadeira, forte, humilde e discreta, assim por meio de um bom caráter, conquista a confiança e o respeito das pessoas que se aproximam dela.



Essa foi mais um resumo de um capítulo do livro "A mulher V", que pode ser adquirido clicando aqui. Até o próximo post!





0 comentários:

Dica de leitura: A mulher V: Moderna, à moda antiga (II)

Unknown 0 Comments

                               

Esse é o segundo post sobre essa obra, e insisto que a leitura é valiosa, pois por meio de uma conversa de amigas, a autora nos leva a refletir sobre diversas questões que põe em risco a possibilidade da mulher ser realizada em todos os sentidos. 

O livro é um verdadeiro guia da mulher cristã. Ele indica os comportamentos, atitudes e pensamentos que uma mulher deve ter para que a sua vida influencie os que estão a sua volta e agrade a Deus. É muito difícil, após um dia estressante de trabalho, após uns minutos no trânsito ou após o convívio com pessoas difíceis de lidar fora de casa, colocar em prática todas as dicas expostas pela autora, mas não é impossível, é preciso disciplina! De início, o ponto que me chamou a atenção foi um versículo, no qual tem um trecho que fala sobre o escárnio. Essa atitude, a dos escarnecedores, é muito comum hoje. A maioria das pessoas, ao invés de aprender com os erros dos outros, acabam por julgar e zombar dos fracassos das pessoas. Enfim, devemos apenas observar e aprender com as más atitudes das pessoas e não ter a necessidade de errar para daí tirar a lição.

“Ela é virtuosa porque toma as decisões certas na vida. Ela toma as decisões certas na vida porque dá ouvidos à sabedoria. Ela dá ouvidos à sabedoria porque teme a Deus.” (p.29).


A comunhão com Deus é necessária, pois só quando temos um verdadeiro relacionamento com Deus, temos ouvidos “limpos” e espirituais para ouvir a Sua voz e assim agir com sabedoria e maturidade sempre. Esse é o segredo: Vida com Deus. Ele nos transforma interiormente, deste modo, estaremos aptas para agir conforme o caráter Dele e assim agir com sabedoria, inteligência e responsabilidade. Invista em seu interior, pois quando estamos bem por dentro, temos paz e equilíbrio para administrar bem as nossas responsabilidades. 

Para conhecer mais sobre o livro e o projeto desenvolvido pela autora, clique aqui.

Até o próximo post!

0 comentários:

Dica de leitura: A mulher V: Moderna, à moda antiga

Unknown 0 Comments





Esse mês estou lendo pela segunda vez um livro muito especial, o qual me concedeu muitos aprendizados e orientaçõe. Então, vou a cada semana selecionar os trechos que mais me ajudaram e compartilhar aqui no blog.

 Dois versículos irão ilustrar essa minha exposição inicial:

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. (Provérbios 31:10)

 

Porque melhor é a sabedoria do que jóias. E tudo o que se deseja nada se pode comparar a ela. (Provérbios8:11)

 
A partir daqui podemos perceber que o projeto principal do livro é a valorização da mulher, isto é, a valorização da essência feminina, pois em sua obra Cristiane Cardoso nos leva a refletir sobre o nosso verdadeiro papel na sociedade, o qual está sendo duplamente invertido na atualidade. Apesar de a mulher buscar e conquistar sua ascenção social, ao mesmo tempo regrediu ao perder os valores e "riquezas", com isso a possibilidade de constituir um lar feliz e pleno já não faz parte dos planos de muitas e de muitos homens que se encontram desacreditados a partir dessa ascenção utópica, a qual a mulher tem construído. 

A autora não nos incentiva a privilegiar o cuidado com o lar e esquecer o nosso crescimento pessoal, não! Elas nos ensina a sermos mulheres sábias, que saibam ser dedicadas na vida profissional e, ao mesmo, o alento de suas famílias. Ou seja, a verdadeira mulher do século XXI é a mulher V.

Aguarde o próximo post!

0 comentários: